Hidrantes

Hidrante é um equipamento de segurança usado como fonte de água para ajudar no combate a incêndios.

Consiste em uma rede de tubulação que parte de uma reserva de água específica, separada da rede de uso comum, que pode ser bombeada ou recalcada naturalmente por coluna d´água, seguindo até registros especiais - terminais de hidrantes - aos quais serão acopladas as mangueiras de incêndio com os devidos acessórios (esguichos).

Existe o reclaque feito a partir da rua - recalque do passeio -, utilizada pelos bombeiros, cujo objetivo é de injetar água no Sistema de Hidrantes, devendo ser bloqueado através de válvulas especiais a água para a caixa d´água.

Todo o sistema de tubulação aparente e as caixas de mangueiras são pintadas na cor vermelha ("vermelhão da China"), com a devida sinalização horizontal e vertical, nas cores vermelho e amarelo no solo e fotoluminescente nas paredes.

A operação dos hidrantes devem ser operadas por pessoas habilitadas (IT 17 e/ou NR 23) - bombeiros ou brigadistas de incêndio -, pois requerem cuidados especiais, devido a alta pressão da água e sua aplicação e o uso corretos dos acessórios.