Atenção: 6 cuidados que evitam a explosão da sua panela de pressão

As panelas elétricas são mais seguras!

Lido 1269 vezes

Acidentes envolvendo explosão da panelão de pressão são comuns, mas podem ser evitados com simples atitudes.

A panela de pressão é um item indispensável na casa dos brasileiros, especialmente daqueles que gostam de um feijão fresquinho cozido na hora. Mas esse utensílio tão prático também pode ser um perigo se não usado e mantido de forma correta.

Explosões de panelas de pressão são recorrentes no país. Em muitos casos, a pessoa acaba com queimaduras graves, enquanto em outros se machuca com pedaços do objeto. Também há situações em que as feridas são tão severas que levam à morte da vítima.

Para evitar ter esse tipo de problema, é indispensável adotar alguns cuidados tanto na hora de usar quanto no momento da manutenção do seu utensílio. Confira 6 dicas para evitar que a panela de pressão exploda.

1 – De olho na válvula
Segundo dados da Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento da válvula de segurança é o principal motivo para as explosões. Para saber se a sua está em perfeito estado, observe se ela está soltando fumaça e fazendo barulho.

Além disso, se precisar substituir item, siga as instruções do fabricante à risca. A troca da válvula por acessórios não originais pode oferecer ainda mais perigo.

2 – Borracha novinha
Outro item que precisa estar em um bom estado é a borracha de vedação que fica na tampa. Se perceber que ela está ficando frouxa, é hora de trocar ou até mesmo substituir sua panela de pressão.

3 – Atenção ao tempo
Esquecer o utensílio no fogo é um perigo imensurável. Quando deixada por mais tempo que o necessário no fogo, a panela pode explodir. Por isso, quando a válvula de pressão começar a chiar, fique atento para retirar os alimentos no tempo correto.

4 – Limite
Use sua panela da forma correta, preenchendo até 2/3 de sua capacidade máxima com alimento ou água. Exceder esse limite pode causar entupimento das válvulas e até causar uma explosão.

5 – Espere para abrir
Outro erro muito comum relacionado a esse tipo de objeto ocorre na hora de abrir a panela. É preciso aguardar até que ela esfrie para retirar a tampa, e é por isso que muitas pessoas a colocam embaixo da água. Mas atenção: nunca deixe o pino de pressão em água corrente.

6 – Limpeza da válvula
A válvula de pressão funciona como uma espécie de aviso para o cozinheiro. Para se certificar que ela está em perfeito estado e evitar o entupimento, faça uma limpeza do item de tempos em tempos.

AS PANELAS ELÉTRICAS SÃO MAIS SEGURAS!

A panela de pressão elétrica realiza o mesmo processo que a sua versão comum quando o assunto é cozimento dos alimentos. Por ter o seu interior selado por uma tampa de vedação, ela permite que os líquidos ali contidos atinjam temperaturas superiores aos 100ºC, ponto de ebulição da água.

Ao manter esse vapor preso, ela faz com que os alimentos que estão em seu interior atinjam temperaturas maiores, fazendo com que eles fiquem cozidos mais rápido e de maneira uniforme. "A principal diferença em relação à panela de pressão convencional é a fonte de aquecimento. Enquanto a panela de pressão convencional é colocada no fogo para esquentar, a panela de pressão elétrica possui uma resistência, similar à de um chuveiro elétrico, que, ao ser ligada na tomada, aquece o que está no interior dela", explica João de Sá Brasil Lima, professor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). 

- Parceiros/Conveniados -


Compartilhe

Comente