CUIDADOS COM ALAGAMENTOS E CHUVAS COM RAIOS DURANTE O VERÃO

As chuvas intensas chegando, Corporação no treinamento para situações de perigo que iremos enfrentar.

Lido 1009 vezes

Nesta época do ano a intensidade das chuvas e a alta frequência de queda de raios traz preocupações em dobro para a populção. São comuns enchentes, alagamentos e diversas situações de riscos envolvendo a rede elétrica das ruas e das casas também.

O Programa Casa Segura indica procedimentos e atitudes fundamentais para a segurança pessoal e do imóvel nestas situações.

Nas ruas

É comum haver queda de fios da rede elétrica, provocada pela ruptura de cabos. Estes ficam dependurados e podem atingir pedestres nas ruas. Por isso:

  • Não se aproxime, em nenhuma hipótese, desses cabos ou toque qualquer tipo de fiação solta ou partida.
  • Se você estiver na água, a alguns metros do cabo de alta tensão que ainda não foi desligado, há sério risco de receber uma descarga forte. Isso porque a água das enchentes é impura e conduz eletricidade com facilidade. Dependendo da tensão ("voltagem”) da fiação da rede elétrica, a proximidade do pedestre imerso nessa água já pode ser perigosa ou fatal, mesmo que não toque na fiação.
  • Nunca fique exposto em áreas abertas como praias, parques, praças e campos durante tempestades com raios, pois há o perigo real de ser atingido por uma descarga elétrica, que pode até ser fatal.

Queda de raios

Durante a ocorrência de raios, forma-se uma sobretensão – tensão ("voltagem”) acima da normal, que se propaga pela rede elétrica da rua e pode chegar às residências. Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts (por exemplo, 5 mil volts ou até mais). É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica do imóvel e queimar os aparelhos que estejam conectados nas tomadas, independente de estarem funcionando ou não.

  • No momento de chuva forte com raios, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
  • Evite usar o telefone, a TV e a internet por cabo durante a chuva com raios, uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações.
  • No caso de chuveiro elétrico, evite tomar banho quando houver chuva com raios, pois, caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica elevada pode ser transferida para a água, colocando a pessoa em risco de choque elétrico grave. Embora a possibilidade deste tipo de acidente seja remota, não custa nada prevenir.

Alagamentos
Os pontos de energia da residência que foram atingidos por uma inundação podem provocar dois efeitos posteriormente – oxidar as partes metálicas dos dispositivos elétricos ou deteriorar a isolação dos fios e cabos elétricos. Assim, imediatamente após a inundação:

  • Desligue a chave geral do imóvel.
  • Faça uma limpeza de todos os pontos de energia afetados pela água, retirando o barro, limpando interruptores, tomadas, caixas e fiações. Para essa limpeza, não jogue água ou use produtos químicos, passe apenas um pano bem úmido e seque em seguida um pano seco, retirando todos os fiapos.
- Parceiros/Conveniados -


Compartilhe

Comente