Instituto Guardiões da Vida - O braço institucional da Coopbombeiros, Com essa onda de frio, vamos amenizar o sofrimento das populações que vivem na rua

Organizações recebem doações de roupas, cobertores e alimentos

Lido 2027 vezes

Na madrugada com as temperaturas mais baixas de 2022, uma pessoa em situação de rua morreu após ter um mal súbito em São Paulo (SP). O frio intenso que atinge a capital paulista e todo o estado afeta especialmente aqueles que não possuem abrigo. As temperaturas devem permanecer baixas nos próximos dias, com mínimas de 9°C e 10°C entre esta sexta (20) e sábado (21).

Diante disso, entidades governamentais e outras organizações têm se movimentado para captar doações de roupas, cobertores e alimentos para amenizar o sofrimento das populações que vivem na rua.

Governo do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo lançou, na semana passada, a campanha Inverno Solidário 2022, coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, para arrecadar cobertores novos e doá-los às pessoas em situação de vulnerabilidade social entre o outono e o inverno.

Os produtos podem ser entregues nos pontos de coleta em unidades do Poupatempo e nas estações de Metrô e CPTM e terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

As doações serão encaminhadas também a entidades sociais, hospitais e centros de acolhimento nos 645 municípios de São Paulo.

Além disso, o governo abriu a estação Pedro II do Metrô, com capacidade para cem pessoas, para funcionar como abrigo.

Prefeitura de São Paulo

A prefeitura da capital vai criar mais 2.000 vagas de abrigo para pessoas em situação de rua na rede socioassistencial – além das 15.116 já existentes – durante as noites mais frias. A gestão municipal contabilizou 31.884 pessoas em situação de rua na capital em janeiro deste ano.

Também serão adquiridas 13 novas viaturas para ser utilizadas por equipes que realizam a abordagem social durante a noite e a madrugada, visando dar maior agilidade ao atendimento das notificações que chegam através do Serviço 156.

Além disso, serão criadas vagas com canil nos Centros de Acolhida, haverá a aquisição de gaiolas de transporte de animais, a contratação de novos 56 orientadores socioeducativos para a realização da abordagem social, a distribuição de cobertores, sopas e bebidas quentes, e o transporte para pernoite nos Centros de Acolhida.

Neste ano, haverá ainda a busca ativa durante a noite e madrugada a moradores em situação de rua que desejarem passar a noite em Centros de Acolhida no período das 22h às 7h.

Nas tendas de atendimento montadas pela SPTuris (São Paulo Turismo), haverá cobertores, sopas, bebidas quentes e encaminhamentos aos Centros de Acolhida. Também estarão disponíveis duas ambulâncias para cada tenda na praça da Sé. Elas serão instaladas nos seguintes endereços:

Zona leste
• Guaianases: praça Presidente Getúlio Vargas