Sobre Extintores


Os extintores são, sem sombra de dúvidas, os equipamentos contra incêndio mais conhecidos por todos. Apesar de ter seu funcionamento baseado em uma tecnologia extremamente simples, sua eficácia fez com que seu uso atravessasse décadas sem perder sua importância.


Baseado em pressão interna, os extintores de incêndio tem a vantagem de permitir que seu manuseio seja feito por qualquer pessoa, com um mínimo de treinamento.


De forma simples e rápida, os extintores de incêndio são capazes de eliminar focos de incêndio dos mais variados, impedindo que o fogo ganhe proporções maiores.


Para sua eficácia no combate a incêndios, os extintores de incêndio são fabricados com especificações diferentes para o combate ao fogo em diferentes situações.


Extintores de incêndio Classe A – São considerados assim os extintores de incêndio fabricados para combate de incêndios onde os combustíveis sejam madeira, papel, tecidos, dentre outros sólidos. Esses equipamentos contém água pressurizada e combatem o fogo com sob o princípio de resfriamento da área. É muito efetivo, porém demanda um estudo sob a quantidade de extintores necessários para o ambiente a ser aplicado.


Extintores de incêndio Classe B – São os extintores de incêndio aplicados no combate de incêndios cujos combustíveis sejam líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão, como por exemplo, a gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a parafina, entre outros. Esses equipamentos têm como agente ativo o Pó Químico Seco (PQS), que ao entrar em contato com as chamas se decompõe, isolando rapidamente o oxigênio, indispensável à combustão e extinguindo o fogo por abafamento.


Extintores de incêndio Classe C – Os extintores de incêndio dessa classe são apropriados para o combate a incêndios em equipamentos elétricos energizados, dentre eles motores, geradores, cabos, máquinas e eletrônicos sensíveis, dentre outros. Esses extintores são compostos pelo agente ativo Dióxido de Carbono (CO2), apresentando como vantagens o fato de ser um gás não corrosivo e não ser conduzir eletricidade, eliminando qualquer resíduo que possa agravar o incêndio.  No entanto, é preciso atenção e preparo na utilização dos extintores de CO2, pois se usados incorretamente podem causar queimaduras em quem está manuseando o equipamento.



Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente