Sobre Mangueiras

A mangueira de incêndio é um equipamento de combate a incêndio constituído de um tubo flexível, dotado de uniões do tipo engate rápido (storz) em suas extremidades. A mangueira de combate compõe o sistema de rede de hidrantes.

As mangueiras de incêndio são comercializadas nos diâmetros de 1.1/2” e 2.1/2“, com comprimentos de 15, 20, 25 e 30 metros e possuem diversas classes de aplicação, sendo elas categorizadas por tipos.

Tipo 1: Aplica-se a edifícios de ocupação residencial.
Tipo 2: Aplica-se a edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros.
Tipo 3: Aplica-se às áreas navais e industriais ou Corpo de Bombeiros.
Tipo 4: Aplica-se à área industrial, na qual é desejável uma maior resistência à abrasão.
Tipo 5: Aplica-se à área industrial, na qual é desejável uma alta resistência à abrasão e superfícies quentes.

As mangueiras de tipo I, II E III são construídas externamente com reforço têxtil simples em fibra de poliéster e, internamente, por um composto de borracha sintética vulcanizada diretamente ao tecido.

As mangueiras de incêndio do tipo V possuem reforço têxtil acrescida de um revestimento externo de borracha e internamente por um composto de borracha sintética vulcanizada diretamente ao tecido, tem sua aplicação destinada à área industrial, onde é desejável uma maior resistência à abrasã