Sobre Manutenção


Um dos erros mais comuns é a falta de manutenção dos equipamentos contra incêndio. A própria natureza de tais equipamentos nos leva a pensarmos neles apenas na hora da emergência, quando realmente serão testadas sua eficácia e correto funcionamento.


Para que os equipamentos contra incêndio não se tornem impróprios para uso no momento de maior necessidade, se faz necessário a implementação de procedimentos de manutenção preventiva. Seja a análise das etiquetas de validade de extintores de incêndio ou testes hidrostáticos, todos os equipamentos contra incêndio devem ter suas regras de manutenção respeitadas à risca.


A observação e análise dos equipamentos contra incêndio possibilitam identificar possíveis danos causados por vandalismo, desgaste ou vencimento do prazo de validade. A manutenção periódica garante e eficiência dos equipamentos contra incêndio no momento da emergência, evitando imprevistos.


É importante ressaltar ainda, que é preciso conhecimento e preparo para manusear os equipamentos. O manuseio incorreto, além de poder agravar o incêndio, pode colocar a vida dos operadores em risco. Sendo assim, se faz necessário oferecer treinamento aos funcionários ou visitantes assíduos do local para que estejam capacitados para operar os equipamentos com confiança e eficiência.



Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente