Sobre Portas corta-fogo


Um dos equipamentos contra incêndio mais comuns nos prédios residenciais ou comerciais acaba por passar despercebido pela maioria de nós. São as portas corta fogo. Apesar de sua presença constante acabamos por dar pouca importância e não analisarmos sua verdadeira utilidade.


As portas corta fogo são compostas por batente, fabricado em aço galvanizado MSG nº 18 (1,2mm de espessura) em perfil especialmente dobrado para receber a instalação da folha da porta.


Já a Folha da Porta, ou a porta propriamente dita, é fabricada totalmente em chapa de aço galvanizado, possuindo núcleo de isolante termo-acústico incombustível que proporciona alta resistência ao fogo, daí a segurança de que o incêndio não alcançará as áreas isoladas por essas portas.


Essas portas possuem fechaduras, construídas totalmente em aço 1010/1020 ou em ferro fundido, sendo este um dispositivo fabricado especialmente para travar e destravar uma porta corta-fogo. As dobradiças destinadas a sustentar e articular a folha da porta corta-fogo permitem o movimento de abertura e fechamento da porta e são fabricadas em aço-carbono de baixo e médio teor, podendo ser do tipo helicoidal (fechamento da folha da porta por gravidade) ou de mola (fechamento mecânico através de torque dado por regulagem na mola). Todos esses componentes garantem grande diferencial das portas corta-fogo em relação às portas comuns, pois tornam as portas corta-fogo equipamentos muito eficientes no controle do incêndio.


Esses equipamentos contra incêndio são obrigatórios em locais de grande circulação de pessoas, dando acesso a saídas de emergência. Nossas portas corta-fogo para saídas de emergência estão de acordo com a norma ABNT-11742, possuem o selo de conformidade da ABNT e sua fabricação segue padrões de qualidade incorporados a um Sistema de Gestão certificado com a ISO 9001-2008.



Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente