Fogo obriga 2 mil moradores de cidade da Califórnia a deixar casas

Bombeiros lutam contra incêndio em Mariposa, cidade perto do parque nacional de Yosemite.

Chamas atinge região da cidade de Mariposa, na California, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (19) (Foto: Noah Berger/ AP)

Os dois mil moradores de uma pequena cidade da Califórnia perto do parque nacional de Yosemite foram obrigados a abandonar suas casas na terça-feira (18), enquanto os bombeiros lutam contra um incêndio fora de controle que já destruiu oito estruturas.

Os moradores da pequena Mariposa, nas montanhas de Sierra Nevada a sudoeste de Yosemite, na Califórnia central, foram orientados a deixar a região depois que as chamas do incêndio chamado Detwiler subiram pela estrada em direção à comunidade, ameaçando 1.500 construções.

"O incêndio continuou a crescer durante a noite devido ao amplo combustível e ao terreno íngreme", disse o Departamento Florestal e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) em seu site de rastreamento. "Hoje, os bombeiros esperam condições meteorológicas desfavoráveis ??e agressivo alastramento do incêndio".

Uma fotografia publicada em mídias sociais mostrou ruas vazias do centro da cidade com um brilho laranja e rosa do incêndio no horizonte. A energia elétrica do centro da cidade de Mariposa foi cortada, de acordo com a emissora Fox.

Os bombeiros também disseram que os fios de serviço público que fornecem energia ao parque nacional também estavam no caminho das chamas.

O incêndio Detwiler, que irrompeu na tarde de domingo e desde então consumiu 25 mil hectares de terras florestais, estava apenas cerca de cinco por cento contido a partir de terça à tarde, de acordo com os bombeiros, e representava uma ameaça para várias outras pequenas comunidades ao redor das montanhas.

O incêndio forçou a retirada de cerca de 5.000 habitantes da área, informou o Grupo de Gerenciamento de Incidentes Interagências da Califórnia no Twitter.

O governador Jerry Brown declarou estado de emergência para o município de Mariposa na terça-feira à medida que o fogo se aproximava. O decreto libera recursos para a área.

O Detwiler está entre mais de três dezenas de grandes incêndios florestais e fora de controle em todo o oeste dos EUA, e as condições de vento forte e tempo seco levaram as autoridades a emitir ordens de retirada e avisos de bandeira vermelha na Califórnia, Oregon e Nevada.

As chamas consumiram mais do que o dobro de terras na Califórnia até o momento em 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os bombeiros.