Bombeiros Socorristas apoia a Cruz Vermelha

Instituição centenária que realiza um belo trabalho humanitário em prol das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde.

Lido 3023 vezes

Grupo de Voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo

O portal de notícias Bombeiros Socorristas, assim como outras instituições e pessoas, apoiamos os trabalhos realizados pela Instituição Cruz Vermelha, que desde sua fundação em 1912 atua grandemente em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Como parte de um movimento humanitário mundial, a Cruz Vermelha de São Paulo expande seus serviços sempre com o objetivo de prevenir e aliviar sofrimentos.

Nos primeiros anos de existência, as principais missões da Cruz Vermelha de São Paulo foram o envio de enfermeiras para atuar em guerras no Brasil e no exterior, e o bom atendimento oferecido às crianças carentes em seu hospital infantil.

Hoje, a atuação da Cruz Vermelha de São Paulo concentra-se em campanhas de promoção à saúde e na arrecadação de donativos para os desfavorecidos e vítimas de catástrofes, sempre com a participação ativa dos voluntários.

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário, melhorando a vida de outas pessoas. A Cruz Vermelha de São Paulo mantém um corpo de voluntários capacitados e atuantes, que trabalham em diversas áreas. Você pode contribuir com suas habilidades ou simplesmente com sua vontade de ajudar.

Para atuar como voluntário da Cruz Vermelha de São Paulo o interessado deve participar do processo de Formação Básica Institucional que ocorre duas vezes ao ano. Esse processo é uma tendência mundial que tem como objetivo a fidelização do voluntário com a instituição de interesse. Antes de se dedicar a uma causa, é preciso conhecê-la e admirá-la, sentir vontade de fazer parte daquela rotina.

O trabalho voluntário é muito sério e de grande responsabilidade social e precisa ser executado de

maneira profissional, mas sem perder o prazer e a vontade de fazer a diferença.

Saiba mais em http://www.cvbsp.org.br/sejavoluntario/

A Cruz Vermelha de São Paulo disponibiliza serviços nas seguintes áreas:

1) Socorro e Desastre: tem por objetivo minimizar os efeitos de situações de calamidade (catástrofes e desastres naturais) na vida da população. O trabalho ocorre por meio de orientações a comunidades vulneráveis sobre prevenção de desastres e preparo para emergências. O departamento pode atuar juntamente com órgãos governamentais na resposta aos desastres, compreendendo ações de socorro e assistência às populações atingidas.

2) Primeiros Socorros: visa a capacitação da população em primeiros socorros para atuar em situações de emergência, uma prática que pode salvar vidas. Voluntários atuam na formação em escolas e áreas de vulnerabilidade social, além de Defesas Civis de São Paulo.

3) Promoção à Saúde: desenvolve programas de saúde voltados à população mais vulnerável a fim de melhorar a qualidade de vida, promover saúde e bem-estar e apoiar o desenvolvimento social. A Cruz Vermelha atua na prevenção de doenças por meio de palestras e campanhas.

4) Programas Comunitários: atua no auxílio a diversas creches, instituições e comunidades com doações de alimentos, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Esses locais são cadastrados e recebem visitas constantes da instituição. Além do envio de donativos, a Cruz Vermelha de São Paulo promove palestras nas entidades sociais para falar sobre temas como higiene, nutrição, cuidados com o recém-nascido, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Também realizamos as campanhas do agasalho, de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças e de distribuição de ovos de chocolate na Páscoa. Conheça as entidades beneficiadas todos os meses: http://www.cvbsp.org.br/media/Descritivo_2.php.

5) Doações: é responsável por lidar com as doações que a instituição recebe durante o ano inteiro, separando, armazenando e estocando. Essas doações, entre elas roupas, alimentos, brinquedos, itens de higiene e produtos de limpeza, beneficiam milhares de pessoas todos os meses;

6) Juventude: tem por objetivo conscientizar jovens e adolescentes sobre a importância da ajuda ao próximo, estimular a adesão ao voluntariado como forma de exercício da cidadania e promover atividades recreativas em instituições sociais. No projeto “Jovem Voluntário”, estudantes interagem com pessoas atendidas por instituições e moradores de comunidades, de modo que futuramente exerçam o espírito do voluntariado. A troca de experiências ocorre em oficinas, palestras e atividades recreativas, que têm por objetivo promover bem-estar e compartilhar informações pertinentes à realidade de populações vulneráveis. Considerando que a doação voluntária é o principal eixo para a obtenção de sangue com qualidade, trabalhamos também com o projeto “Clube 25”. O objetivo é promover e incentivar a doação altruística e periódica de sangue entre jovens de 18 a 25 anos. O trabalho é desempenhado por meio da conscientização

sobre a importância da doação com palestras e oficinas. Os encontros promovem junto aos adolescentes o valor de salvar vidas doando sangue voluntariamente, além de informar sobre estilos de vida saudáveis.

7) Restabelecimento de Laços Familiares (RLF): conflitos e desastres separam famílias, acarretando anos de incertezas sobre a sorte de um parente. Nesse cenário, os voluntários da Cruz Vermelha localizam pessoas, trocam mensagens, reunificam famílias e esclarecem o paradeiro das pessoas desaparecidas.

Em 2015, cerca de 90 mil pessoas foram beneficiadas pela Cruz Vermelha de São Paulo, que também distribuiu mais de 100 toneladas de doações.

Para mais informações sobre a Cruz Vermelha de São Paulo, ligue (11) 5056-8786 ou mande e-mail para cruzvermelhasp@cruzvermelhasp.org.br.

- Parceiros/Conveniados -

Comente