ALERTA GERAL! CORONAVÍRUS - (COVID-19) ORIENTAÇÕES BÁSICAS DO PRESIDENTE DA COOPBOMBEIROS – BOMBEIROS SOCORRISTAS

COMO SE PROTEGER: Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Imagens: Divulgação
Serenidade Prudência e Responsabilidade

Iniciamos nossa fala a população e aos bravos de todo o Território Nacional, nossos cooperados e os diversos irmãos nas diferentes regiões de nosso País.

Estamos novamente atravessando uma crise mundial, crise essa real, covarde, nefasta e silenciosa um inimigo senão mortal é desestabilizador da saúde e da economia disseminando o medo e terror nos confinando a um limbo catastrófico, não importa onde começou e uma batalha de proporções globais.

De o nome de Epidemia ou Pandemia, ainda caos não importa como vamos definir o que estamos assistindo e o prefácio de futuras crises e surtos mundiais na difícil existência de uma super população no globo terrestre.

Sempre nestes momentos é necessário a serenidade, prudência e responsabilidade em primeiro por parte dos governantes se mobilizando com rapidez e objetividade para oferecer condições para a saúde, segurança e comunicação operando e trabalhando de forma conjunta para sitiar a crise e neste caso específico o surto facilitando de forma rápida a pesquisa e o atendimento humanitário na saúde, oferecer segurança contra os aproveitadores e oportunistas abusando da fragilidade do sistema e promovendo as “fake news” gerando badernas, saques e terror. E com muita transparência utilizar os meios de comunicação responsáveis para trazer orientações e a evolução real dos fatos e acontecimentos.

Esperamos também que o nosso povo tão ordeiro e patriota neste período se mostre responsável e atenda as orientações básicas com responsabilidade e serenidade para obter segurança na preservação do mais precioso bem que temos o bem-estar dos entes queridos.

Estamos dispensado das escalas e do serviço administrativo os cooperados com mais de 60 anos como prevenção, alertamos a todos os cuidados redobrados e aos idosos com idade mais avançada evite contatos com terceiros até mesmo visitas familiares, pois repito a prevenção e os cuidados básicos de higiene é um dos fatores que vai nos levar ao sucesso e controle desta epidemia.

Alerto aos bravos sobre a disposição sempre de servir e atender, continuaremos alertando aos amigos, parentes e aos possíveis grupos, ongs, igrejas e associações de bairros, como proceder individualmente ou pelo bem-estar do grupo.

Ressaltamos alguns pontos a se observar:
Cuidado redobrado com possíveis pedidos de ajuda em nome de entidades por telefone ou mensagens, são inúmeros estelionatários aplicando golpes aproveitando da boa-fé e generosidade das pessoas.

Atenção:
Não existe nenhuma vacina, soro ou tratamento preventivo seja ele ambulatorial, homeopático, fitoterápico, ou na farmacologia. Toda e qualquer informação ou oferta neste sentido é mentirosa e criminosa.

Não compartilhe ou divulgue mensagens que possam causar terror, como: Vai faltar tudo no Brasil, comida, remédios, combustíveis, eletricidade, etc, ouvi dizer que não estamos preparados para enfrentar este problema os ricos estão indo embora do Brasil.

Estas são algumas mentiras que espalha terror, medo e incertezas gerando pânico e confusão.
Somos uma nação rica e com um povo privilegiado, temos condições de enfrentar esta epidemia, juntos vamos vencer esta batalha.
Lembre se você pode apaziguar ou fomentar uma situação.

“SERENIDADE PRUDÊNCIA E RESPONSABILIDADE” e o que esperamos dos nossos bravos como aprendemos e fazemos em situações de alto risco.
Obtenha informações corretas pela imprensa e na dúvida confirme em outra emissora.

Estamos em alerta geral pela vida conte sempre com o Criador e conosco.

Sérgio T. Moraes - Presidente da CoopBombeiros - Bombeiros Socorristas

Segue abaixo algumas orientações:

O que é CORONAVÍRUS?
A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavírus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Fique em casa se tiver sintomas de coronavírus.
Fique em casa por 7 dias se tiver:
uma temperatura alta - você sente vontade de tocar no peito ou nas costas
uma tosse nova e contínua - isso significa que você começou a tossir repetidamente.
Não vá a uma cirurgia GP, farmácia ou hospital.

Como evitar pegar ou espalhar coronavírus?
lave as mãos com água e sabão com frequência - faça isso por pelo menos 20 segundos
sempre lave as mãos quando chegar em casa ou no trabalho
use gel desinfetante para as mãos se água e sabão não estiverem disponíveis
cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não as mãos) quando tossir ou espirrar
coloque os lenços usados ??na lixeira imediatamente e lave as mãos depois
tente evitar contato próximo com pessoas que não estão bem
não toque nos olhos, nariz ou boca se as mãos não estiverem limpas.

Como o coronavírus se espalha?
Por ser uma doença nova, não sabemos exatamente como o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.
Vírus semelhantes estão espalhados em gotículas de tosse.
É muito improvável que possa se espalhar por coisas como pacotes ou comida.

Tratamento para coronavírus.
Atualmente, não existe tratamento específico para o coronavírus.
Antibióticos não ajudam, pois não funcionam contra vírus.
O tratamento visa aliviar os sintomas enquanto o corpo luta contra a doença.
Você precisará ficar isolado, longe de outras pessoas, até se recuperar.

Imagens: Divulgação