Dia do Bombeiro Brasileiro

Data da história, que antes de se ter um serviço de combate a incêndios, ao badalar de sinos, homens, mulheres e crianças deveriam se posicionar em fila no poço de água mais próximo do local sinistrado, para que com baldes, pudessem apagar o fogo.

Imagem: Corpo de Bombeiros - PMESP
Nesta data é homenageado todos os bombeiros brasileiros, profissionais que arriscam as suas vidas para proteger patrimônios, cidades, desastres naturais, desabamentos e tendo como prioridade a vida humana.

Hoje 2 de julho é dedicado aos nossos heróis e outrora dia de festa, homenagens, alegria e confraternizações porem devido a este vírus covarde silencioso e fatal que já ceifou tantas vidas preciosas e causa a cada dia um verdadeiro terror em todos, não temos condições psicológicas e éticas para eventos ou reuniões festivas. A comemoração das equipes de prevenção e atendimento é feita quando contabilizamos vidas salvas!

Estamos alinhados com os demais profissionais da saúde e segurança enfileirados na linha de frente ao combate do (COVID-19) se Deus permitir e a população colaborar e atender o protocolo de prevenção e restrições, voltaremos a quase normalidade e poderemos comemorar o que mais importa que é: SALVAR VIDAS!

Assim continuamos com o protocolo de quarentena como a maioria dos estabelecimentos fechados, indústrias, comércios, praças de eventos, estádios de futebol, escolas, causando prejuízos e transtornos a toda a comunidade.

Este ano o trabalho está sendo redobrado, eventos cancelados, mas tudo isso vai passar e então festejaremos com paz saúde e muitas histórias de vitória e saúde.

A partir de hoje 02/07 inicia-se a Campanha Bombeiro Sangue Bom - 2020 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A iniciativa, que se estende até 30/09 visa alcançar o maior número possível de doadores de sangue e abastecer os hemocentros do Estado. Link do agendamento individual online: https://prosangue.hubglobe.com/entrar e o Link do site: http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.html ou pelo telefone: (11) 4573-7800

A Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em "2 de julho de 1856" no Rio de Janeiro, e sob o comando do Major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Os bombeiros são equipes militares de resgate, e são responsáveis por diversas tarefas, principalmente apagar e controlar incêndios, resgatar pessoas feridas em acidentes de trânsito, em desastres naturais e muito mais.

Quando os bombeiros foram criados, sua única função era o combate a incêndios. Com o tempo, suas tarefas foram aumentando, e se alargando para quase todas as áreas da proteção civil.

Para entrar para o Corpo de Bombeiros, o profissional recebe um forte treinamento, para que assim ele seja capaz de atuar de maneira segura tanto para ele, como também para a população.

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande "stress" como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Parabéns á todos guerreiros que seguem firmes na luta!