
O Cristo Redentor recebeu uma iluminação inédita, realizada em fases, para apoiar a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, que incentiva a doação de sangue no Rio de Janeiro.
O monumento foi completamente iluminado de vermelho nesta quarta-feira (25), data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A campanha teve apoio da parceria entre o Santuário Cristo Redentor e Hemocentros de todo o país.
A iluminação, que representa uma bolsa de sangue se enchendo, foi feita progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre das 19h às 20h.
O objetivo dessa iluminação especial é reconhecer a importância daqueles que já são doadores de sangue, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não se tornaram doadores a darem esse passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue. Doar sangue é doar vida, disse o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.
Doações caem durante pandemia
A campanha faz um alerta por causa da queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil durante a pandemia.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. O número ainda é inferior ao índice de 2% ideais, definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Serviço
Para ter informações de como se tornar um doador de sangue, é necessário entrar em contato com o Hemorio através do telefone 0800-282-0708 ou entrar no site. Os doadores podem procurar o Hemorio caso tenham interesse em participar da campanha.