ALERTA SOBRE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA DURANTE TEMPESTADES DE VERÃO

População deve ficar atenta durante os temporais para evitar acidentes com a rede elétrica

Lido 1514 vezes

A proximidade da chegada da estação mais quente do ano é o momento de focar na prevenção. O verão do Sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. 

Alerta que a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, que geralmente é acompanhado da ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações. Nessas condições, é necessário que as pessoas redobrem os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

Durante as chuvas, havendo descarga atmosférica, esta pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica. Essa descarga pode chegar às residências por meio de indução do raio na instalação elétrica da casa ou pela fiação da rede elétrica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos. É importante salientar que os equipamentos devem ser desligados antes de a tempestade começar, pois, há risco de choque elétrico se isso for feito durante a chuva.

Apesar disso, é muito importante que durante as chuvas mais fortes e com muitos raios, os clientes desliguem os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas para evitar que eles sejam danificados e até mesmo inutilizados, alerta.

As pessoas não devem jamais se aproximar de fios partidos. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. Os especialista ressalta, ainda, que somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Muito importante também não realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências. Além do risco de queda, há o risco de ser atingido por uma descarga atmosférica.

Se a residência estiver em área sujeita a alagamento é importante que, ao perceber o início de alagamento da residência, desligar imediatamente o disjuntor localizado no padrão de entrada para evitar problemas maiores.


Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente