São Paulo anuncia app que permite chamar o Corpo de Bombeiros e Policia Militar

O aplicativo Bombeiros está disponível nos sistemas Android e IOS

Lido 2867 vezes

O governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 5, os aplicativos 190 SP e Bombeiros Emergência 193, soluções que permitem acionar serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros sem ligação de voz e por meio do celular. A pasta anunciou ainda a aquisição de 3,1 mil novas armas de choque, elevando para 7,5 mil a quantidade de equipamentos desse tipo disponíveis aos agentes. O objetivo desse segundo investimento, conforme o governo paulista, é diminuir a letalidade policial no Estado. 

O governador João Doria (PSDB) explicou em coletiva nesta quarta-feira que os aplicativos são mais "um canal rápido e eficiente para o atendimento emergencial de qualquer cidadão de São Paulo que queira acionar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros". "Essa é uma iniciativa inédita, inovadora e a primeira que se realiza no Brasil", disse o governador. Ele destacou que países como Estados Unidos, Canadá e Japão contam com serviços parecidos. 

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública do Estado de São Paulo, coronel Alvaro Camilo, tanto o 190 quanto o 193 poderão ser acionados de forma gratuita e diretamente do celular. Para isso, será necessário fazer um pré-cadastro com informações como nome completo, CPF, telefone e e-mail para validação do cadastro. As solicitações podem ser feitas logo em seguida. 

"Ele (o solicitante) não precisa falar e, mais importante ainda, não vai passar pelo sistema de triagem 190", disse Camilo. Outra vantagem, segundo o coronel, é que os aplicativos poderiam inibir a prática de trotes, uma vez que, a partir do momento em que o usuário aceita os termos e se cadastra nos aplicativos, ele compartilha sua geolocalização. 

Por ora, os aplicativos abarcam uma quantidade limitada de serviços atendidos pelas corporações, mas o objetivo é que em breve tornem-se mais abrangentes e que haja inclusive a possibilidade de enviar fotos para comprovar as solicitações. 

O aplicativo Bombeiros Emergência 193 já está disponível em versão de testes para download nos sistemas Android e iOS. O 190 SP estará disponível em breve. 
Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente