CET libera parte do viaduto da ligação Leste-Oeste após incêndio

Fogo atingiu viaduto Evaristo Comolatti, no sentido Penha, no Centro de SP. Duas faixas continuam bloqueadas e engenheiros irão analisar estrutura do local.

A companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou no fim da manhã desta terça-feira (7) uma das faixas o viaduto Evaristo Comolatti, na ligação Leste-Oeste com a Radial Leste, na região do Glicério, no Centro de São Paulo. O viaduto estava totalmente interditado desde a noite desta segunda (6) após um incêndio atingir o local.
A faixa esquerda do viaduto foi liberada no sentido Penha após análise dos engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. Outras duas faixas continuam interditadas no sentido bairro.
Para a libração das outras duas faixas será feita uma análise da parte inferior do viaduto. Antes da avaliação, retroescavadeiras retiram terra e entulho embaixo do viaduto. A CET recomenda que os motoristas evitem o local.
De acordo com a Defesa Civil, por volta das 20h, pelos menos três moradores de rua acenderam uma fogueira embaixo do viaduto e o fogo se espalhou rapidamente com o lixo acumulado no local.
Após o incêndio, o muro debaixo do viaduto precisou ser apagado para os bombeiros apagarem o fogo e blocos de concreto ficaram espalhados na calçada.
O fogo foi controlado, mas na manhã desta terça os bombeiros foram acionados novamente para conter novos focos de incêndio.
Após a limpeza embaixo do viaduto, os engenheiros irão avaliar se alguma parte da estrutura foi comprometida.
"Não sabemos o nível do comprometimento, pode ser muito pequeno, pode ser muito grande. Depois dessa limpeza nós vamos fazer a avaliação do tipo de escoramento necessário para ver se consegue aliviar o trânsito da região”, afirmou Luiz Ricardo Santoro, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Serviços e Obras.
Por volta das 12h30, o reflexo da interdição provocava lentidão no Viaduto Presidente Arthur da Costa e Silva, conhecido como Minhocão. As filas de 2,6 km de extensão ia da Consolação até a Rua Lavradio.