Pontos turísticos na Cidade de Campinas

Os grandes espaços verdes são formados por bosques e parques que contribuem de maneira importante para a qualidade de vida dos moradores de Campinas

Lagoa do Taquaral (Parque Portugal)

Pontos turísticos na Cidade de Campinas

Os grandes espaços verdes são  formados por bosques e parques  que contribuem de maneira importante para a qualidade de vida dos moradores de Campinas e são, definitivamente, um grande atrativo para seus visitantes. Além disso, com a intenção de cumprir a recomendação da ONU de ter 12 metros quadrados de área verde por habitante, atualmente estão sendo criados muitos outros parques. Porém Campinas não é apenas uma grande área verde, também é um espaço para atividades culturais, esportivas e de muito entretenimento. Definitivamente, Campinas é uma cidade digna de ser visitada.

Veja algumas delas abaixo:

Bosque dos Jequitibás

Trata-se de um lugar ideal para passear, que é visitado anualmente por mais de um milhão de pessoas. O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de relaxamento da cidade. Conta com fontes, bicas de água potável, um zoológico com mais de 600 espécies de aves répteis e mamíferos, um museu de história natural, teatro infantil, quiosques e parque infantil. Aqui poderá desfrutar um dia cheio de atividades.

Outros bosques próximos à cidade são: Bosque da Paz Yitzhak Rabin

Bosque Valença

Bosque dos Artistas

Bosque dos Cambarás

Parque Ecológico

Criado por um decreto do governo estadual em 1987 com o propósito de recuperar e preservar os valores paisagísticos e arquitetônicos da região, a antiga fazenda Mato Dentro se converteu em um parque ecológico que conseguiu reflorestar uma área de 2.850.000 metros quadrados. Hoje, o Parque Ecológico está aberto ao público e oferece belas atrações tais como espécies da flora brasileira, da região da baía do Rio Piracicaba, além de espécies exóticas e palmeiras.

Lagoa do Taquaral (Parque Portugal)

A Lagoa do Taquaral é um dos espaços mais importantes da cidade. Este centro de entretenimento reúne uma variedade de espaços recreativos e culturais, entre eles a Lagoa Isaura Telles Alves de Lima que possui uma réplica exata da Caravela Anunciação, trazida por Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras. Outras atrações são o viveiro de pássaros, o bosque destinado a piqueniques familiares, o passeio de teleférico, assim como caminhadas pela extensa área verde que rodeia a lagoa principal deste lindo parque

Outros parques que você não pode deixar de visitar são:

Mata de Santa Genebra

Bosque Chico Mendes

Palácio dos Azulejos

A residência do Barão de Itatiba, Joaquim Ferreira, construída em 1878 é conhecida como Palácio dos Azulejos, é verdadeiramente histórica. A construção conta com materiais como mármore e metais, além de que toda sua fachada foi revestida por mosaicos portugueses de estilo neoclássico, dando um toque majestoso ao panorama da cidade. O edifício foi doado pela família do Barão em 1908 para ser a Prefeitura e o Fórum da cidade de Campinas até 1968. Hoje é o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Estação Cultura

A Estação Cultura é um lugar que você não pode deixar de visitar. Antigamente era uma estação ferroviária. Hoje, restaurada e transformada, é um lindo centro de entretenimento e cultura que representa um dos símbolos da cidade.

Planetário

Único de sua categoria no Brasil, o Planetário de Campinas foi construído com sistemas de alta precisão. No interior do edifício se encontra uma cúpula que representa o céu, onde são realizadas as projeções. Visite o planetário e viva uma aventura no espaço.

Torre do Castelo

Este museu nasceu em 1968, como sede do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná, reunindo um importante acervo automobilístico que continua crescendo cada dia com as contribuições dos membros deste clube. A coleção se exibe de maneira pública no Parque Barigui, onde encontrará maravilhas como Mclaren de Emerson Fittipaldi de 1974, o Ford T de 1919, e o Cadillac presidencial de 1972.

Aquário Municipal de Campinas

Único aquário no Brasil que apresenta de forma didática a evolução dos animais. Possui 49 aquários com mais de 200 espécies tais como o tubarão-lixa, peixe-leão, anêmonas, estrelas do mar, camarões-palhaço, escorpiões, cavalos do mar, tartarugas, corais e serpentes.

Museu da Cidade

Criado em 1992 para reunir os acervos de três museus até então existentes, o Museu da Cidade desenvolve desde a sua fundação um conjunto de atividades dirigidas à trajetória histórica de Campinas: exposições, representações teatrais, cursos e seminários.

Outros importantes museus que valem à penas serem visitados são:

Museu de Arte Contemporânea de Campinas

Museu Histórico

Museu do Índio

Museu do Folclore

Museu de História Natural

Catedral Metropolitana

Uma belíssima construção que demorou mais de 70 anos para ser terminada é a Catedral Metropolitana, que foi inaugurada em 1883. Toda a estrutura foi feita de barro, (tradição centenária em São Paulo), a decoração interior está composta por móveis antigos trabalhados em madeira, cadeiras austríacas, candelabros de prata, crucifixos, altares e uma sacristia. Independente se é religioso ou não, é uma linda construção que não pode deixar de ser visitada.

Praça Carlos Gomes

Localizada na Avenida Irmã Serafina, a praça tem o nome de Carlos Gomes desde 1880. Hoje em dia é uma das áreas de recreação mais importantes do centro de Campinas. Em 1914 se realizou um belo serviço de jardinagem e foi construído um coreto. Desde então, se começou a realizar apresentações de bandas populares, e na atualidade, segue sendo o lugar favorito das famílias de Campinas. A praça conta com dois monumentos, um em homenagem a Rui Barbosa e outro a Tomás Alves.

Bosque dos Jequitibás