Criança deve retomar rotina uma semana antes das aulas, dizem especialistas.

Segundo especialistas, nesse período é importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada aos horários das atividades escolares.

Lido 9068 vezes

Segundo especialistas, nesse período é importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada aos horários das atividades escolares.

Uma semana antes, é recomendável reduzir o tempo da criança na internet ou na frente da TV e começar, de maneira gradual, a colocar o filho para dormir mais cedo.

Em algumas famílias, há uma grande flexibilidade quanto ao tempo de uso do tablet ou da televisão, horário de dormir e de tomar banho, entre outras coisas. Por isso, nesses dias, é preciso retomar as regras e os combinados que elas deverão seguir quando as aulas começarem, afirma Teresa Bonilha, orientadora educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Caso a família tenha viajado nas férias, os pais devem se programar para voltar ao menos quatro dias antes do início das aulas. Assim, a criança consiga se adaptar novamente ao dia a dia em casa.
Outra dica é ligar para os amigos ou encontrá-los dias antes do começo do ano letivo. A criança poderá contar sobre suas férias e dividir a ansiedade com as novidades do novo ano, deixando-a mais confortável para o retorno, afirma Bonilha. Os pais também podem conversar com a criança sobre as novidades e as expectativas para o novo ano letivo. 

Volta aos estudos
Também é importante envolver as crianças na preparação do material e do local que será destinado aos estudos. Os pais podem arrumar o material escolar junto com o aluno, colocar o nome dele, escolher uma mochila, encapar os cadernos e os livros. Assim, a criança já vai se familiarizando com aquilo que vai usar no decorrer do ano, afirma Mariane Bischof, coordenadora de educação infantil do Colégio Humboldt.

É o momento ideal para organizar o local em que a criança realizará as tarefas de casa. Verificar se está confortável, bem iluminado, longe de estímulos que prejudicam a concentração como a televisão, se há espaço para guardar os livros novos e outros materiais, diz a orientadora educacional do Porto Seguro.

Mas atenção, os especialistas dizem que é melhor aguardar o início das aulas para exigir dedicação aos estudos. Para as crianças que costumam ter mais dificuldades de aprendizagem, uma revisão pode ajudar. Mas não é necessário para crianças que vão bem nas aulas, afirma Cláudia Fernanda Venelli Razuk, coordenadora do Colégio Itatiaia.
Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente