Depressão em adolescentes

Por quê? O que pode ajudar?

Lido 10017 vezes


A depressão em adolescentes parece estar aumentando num ritmo assustador. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de doença e de incapacidade de meninos e meninas entre 10 e 19 anos.


 Os sintomas de depressão podem começar na adolescência e talvez incluam alterações no peso, no apetite e no sono. Podem aparecer sentimentos de tristeza e desespero. Alguns jovens também se sentem inúteis e acham que nunca vão melhorar. Outros sinais de depressão incluem isolamento social, dificuldades de concentração e de memória e pensamentos ou atos suicidas. Talvez haja outros sintomas sem relação com alguma doença física. Quando médicos suspeitam de depressão, em geral eles procuram conjuntos de sintomas que duram algumas semanas e que atrapalham a rotina da pessoa.


POSSÍVEIS CAUSAS


De acordo com a OMS, a depressão é resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Esses fatores talvez incluam:


Aspectos biológicos. No caso de Julia, sua família tinha um histórico de depressão. Isso é bastante comum e indica que a genética talvez afete a química do cérebro, contribuindo para a depressão. Problemas cardíacos e mudanças hormonais, bem como o uso prolongado e em excesso de algumas substâncias, podem causar depressão ou torná-la mais forte. 


Estresse. Um pouco de estresse pode fazer bem. Mas, quando o estresse é além do normal e dura muito tempo, ele pode prejudicar a saúde física e emocional. No caso dos adolescentes, que são mais frágeis devido às mudanças hormonais, o estresse pode levar à depressão. Mas devemos lembrar que não se sabe exatamente o que causa a depressão. Como já mencionado, ela pode ser resultado de uma combinação de fatores.


Entre as coisas que podem causar estresse e provocar depressão em adolescentes estão o divórcio ou a separação dos pais, a morte de um parente ou amigo, abuso sexual, maus-tratos,  acidente grave ou doença. Uma criança com dificuldade de aprendizagem também pode ficar muito estressada, principalmente se isso a faz se sentir inferior. Alguns pais sobrecarregam seus filhos por esperar demais deles, talvez com relação aos estudos. Outros fatores que causam estresse são: incertezas quanto ao futuro, bullying, pais com comportamento imprevisível e falta de cuidados por parte de um pai ou mãe depressivo. Se um adolescente ficar deprimido, o que ele pode fazer?


CUIDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE


Normalmente, tanto a depressão leve como a profunda são tratadas com remédios e com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Jesus Cristo disse em Marcos 2:17: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. E a depressão é uma doença. Mas, além de procurar um médico, você talvez possa fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, afinal sua mente e seu corpo estão totalmente interligados.


Se você tem depressão, faça o que estiver ao seu alcance para cuidar da sua saúde física e mental. Por exemplo, coma alimentos saudáveis, durma o suficiente e faça exercícios físicos regularmente. Fazer exercícios ajuda a liberar substâncias químicas que melhoram seu humor, sua disposição e seu sono. Se possível, tente descobrir o que deixa você deprimido. Tenha um plano de ação para quando você perceber que a depressão está chegando. Por exemplo, converse com alguém em quem você confia. Pense em parentes e amigos mais achegados a quem você pode recorrer para conseguir lidar melhor com a depressão. A ajuda deles pode até  suavizar os sintomas. Outra dica é escrever seus pensamentos e sentimentos num diário. Acima de tudo, cuide da sua amizade com Deus. Assim, você vai ter uma visão mais positiva da vida. Jesus disse:  Felizes os que têm consciência de sua necessidade espiritual. — Mateus 5:3.


Deus é o nosso Criador.  Ele sabe perfeitamente como as coisas que já passamos, os fatores genéticos e a nossa criação influenciam nossos sentimentos e nosso modo de ver a vida. Por isso, ele pode nos dar o apoio e o consolo que precisamos. Às vezes, Deus faz isso usando pessoas amorosas, que tentam nos entender. E logo chegará o tempo em que ele vai curar todas as doenças físicas e emocionais. Isaías 33:24 diz: Nenhum habitante dirá: Estou doente.


O que os pais podem fazer


Entenda que adolescentes com depressão talvez achem difícil explicar como se sentem. Eles talvez não entendam o que está acontecendo e não saibam quais são os sintomas da depressão.

Adolescentes e adultos se comportam de maneiras diferentes quando estão deprimidos. Por isso, fique atento a mudanças no comportamento de seu filho, nos hábitos alimentares, no humor, no sono ou na convivência com outras pessoas. Essas mudanças podem ser sinal de depressão, principalmente se durarem algumas semanas.

Leve a sério qualquer coisa que seu filho disser sobre suicídio, mesmo que ele não diga isso claramente.

Se você acha que seu filho tem depressão (não apenas uma tristeza passageira), talvez seja bom consultar um médico.

Ajude seu filho a seguir o tratamento. Se ele não melhorar ou se surgirem efeitos colaterais negativos, fale com o médico.

Ajude sua família a ter uma boa rotina de alimentação, exercícios e sono.

Converse bastante com seu filho. Ajude-o a lidar com comentários ou conceitos negativos de outros sobre a depressão.


Monte um kit de primeiros socorros

Se você tem depressão, montar um "kit de primeiros socorros” pode te ajudar a controlar seus pensamentos e sentimentos. O kit pode ter a sua cara. Essas são algumas coisas que você pode incluir.

Telefones de pessoas com quem você pode falar quando estiver se sentindo pra baixo

Músicas com mensagens positivas, que te deixam pra cima

Frases motivadoras ou artigos que fazem você se sentir bem

Palavras consoladoras da Bíblia, como as que encontramos nos textos de Salmo 34:18; 51:17; 94:19; Filipenses 4:6, 7

Coisas que fazem você se lembrar de pessoas que te amam

Um diário com pensamentos positivos e momentos bons que você viveu


A depressão em meninas adolescentes

A taxa de depressão em meninas adolescentes parece ser maior do que em meninos. Por quê? Um fator é que muitas garotas enfrentam assédio ou abuso sexual e maus-tratos físicos ou emocionais, o que causa muito estresse. A terapeuta Sharon Hersh escreveu: Quando uma pessoa com o emocional fragilizado está num ambiente assustador, o resultado quase sempre é desespero e confusão.” Muitas meninas também ficam estressadas porque não têm o que a mídia apresenta como corpo perfeito. Uma adolescente que se preocupa demais com o que outros acham dela ou que não se sente fisicamente atraente talvez tenha mais chances de desenvolver depressão.

A depressão pode fazer a pessoa se sentir sozinha, inferior e sem valor. Por isso, deixe claro para seu filho, por palavras e ações, que você o ama. 

Compartilhe
- Parceiros/Conveniados -


Comente