Saúde Feminina

Cuide-se!!!

Lido 795030 vezes

Ame-se!

Você sabia que o ginecologista é crucial para a manutenção da saúde feminina?

 

A Ginecologia é a área da Medicina dedicada à manutenção da saúde da mulher, em especial, do seu sistema reprodutor e das mamas. De acordo com a ginecologista e obstetra Karla Frota, o ginecologista é considerado o clínico geral das mulheres, já que costuma ser um dos profissionais mais procurados e que avalia as necessidades da paciente, a encaminhando para outros especialistas, caso seja necessário.

Durante a consulta ginecológica, é possível verificar a saúde geral da mulher. "Com as orientações dadas e os exames solicitados, podemos detectar um câncer em seu estágio inicial e, assim, orientar e conduzir à cura, evitar doenças metabólicas, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes, e evitar e tratar cistos de ovário, prolapsos uterinos e incontinência urinária", cita a médica.

 

Ginecologista pode ajudar mulher na prevenção da osteoporose

 


Como a osteoporose também é mais frequente entre as mulheres, o ginecologista tem papel importante na detecção precoce da doença. Diante da suspeita de um caso, o profissional pode pedir um exame de densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos da mulher. Além disso, o acompanhamento de um ginecologista ajuda ainda a frear o avanço da endometriose, uma das principais causas de infertilidade feminina.

Quando a paciente for adolescente, devem ser abordados cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. "Deve ser enfatizado que os cuidados contra DSTs só se darão com o uso de métodos de barreira, como a camisinha masculina e feminina, que também é um método contraceptivo", diz Karla.

 

Uso de métodos contraceptivos deve ser discutido com ginecologista

 


No entanto, nesta faixa etária, a médica acredita que é importante associar um segundo método para evitar uma gravidez. Caberá ainda ao ginecologista, depois de fazer uma história clínica e analisar exames laboratoriais e de imagem, avaliar as melhores contracepções hormonais e não hormonaispara a adolescente.

As consultas com o ginecologista, segundo a profissional, devem ser feitas anualmente, se estiver tudo bem. Entretanto, este prazo pode ser menor: "Se, durante a consulta ou nos exames, for detectada alguma alteração necessitando acompanhamento, o médico irá solicitar o retorno antes de um ano. Fora da rotina, a mulher deve procurar o ginecologista sempre que sentir algum incômodo", completa.

Dra. Karla de Sousa Frota é ginecologista e obstetra, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB). CRM-DF: 16765

Compartilhe

Comente