Campinas comemora hoje o 1º dia do Bombeiro Civil; data foi instituída por projeto de Cidão Santos

Os bombeiros profissionais civis de Campinas comemoram nesta segunda-feira (12/01) a primeira data em homenagem à profissão. O Dia Municipal do Bombeiro Civil foi criado por iniciativa do mandato do vereador Cidão Santos (PROS), por meio da Lei 14.905/2014, sancionada no ano passado.

“É uma justa homenagem a esses profissionais que se arriscam para preservar a vida de outras pessoas em locais de pouca ou de grande aglomeração, como em eventos, shoppings, empresas e outros locais”, explicou o parlamentar.

Segundo Cidão, a escolha da data - dia 12 de janeiro - é em função de ser um marco histórico e um divisor de águas para esses profissionais, pois foi justamente neste dia que a Lei Federal 11.901/2009 regulamentou a profissão em todo país.

O responsável pela subsede em Campinas do Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado de São Paulo, Fábio Carette enfatizou que a criação da lei é mais um reconhecimento deste importante trabalho prestado por esses profissionais. “Nossa categoria vem ao longo dos anos conquistando seu espaço, sendo resultado de importantes ações prestadas à população”.